segunda-feira, 12 de julho de 2010

"NORMOSE"



"NORMOSE"


(a doença de ser normal)



Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o

padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito

"normal" é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Bebe

socialmente, está de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma

que está passando por algum problema. Quem não se "normaliza", quem

não se encaixa nesses padrões, acaba adoecendo. A angústia de não ser

o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do

pânico e outras manifestações de não enquadramento.

A pergunta a ser feita é: quem espera o quê de nós?

Quem são esses ditadores de comportamento que "exercem" tanto poder

sobre nossas vidas?

Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que

você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata

que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente

divulgados.

A normose não é brincadeira.

Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia

de querer ser o que não se precisa ser. Você precisa de quantos pares

de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos

até o verão chegar?

Então, como aliviar os sintomas desta doença?

Um pouco de auto-estima basta.

Pense nas pessoas que você mais admira: não são as

que seguem todas as regras bovinamente, e sim, aquelas que

desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver

uma vida a seu modo.

Criaram o seu "normal" e jogaram fora a fórmula, não

patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser

original.

Não adianta querer tomar para si as ilusões e

desejos dos outros. É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer

demais.

Eu simpatizo cada vez mais com aqueles que lutam

para remover obstáculos mentais e emocionais e tentam viver de forma

mais íntegra, simples e sincera. Para mim são os verdadeiros normais,

porque não conseguem colocar máscaras ou simular situações. Se parecem

sofrer, é porque estão sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma

lhes é iluminada.

Por isso divulgue o alerta: a normose está

doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se

quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.



Michel Schimidt

Psicoterapeuta

*Fonte: Internet

terça-feira, 22 de junho de 2010

Atuação na área clínica:
Psicoterapia (Individual e Grupal)

Crianças, Adolescentes e Adultos

Orientação Profissional

Psicodiagnóstico

Atendimento em Domilicílo

Psicodiagnósticos

O que é PSICOTERPIA?
A psicoterapia é um processo constituído de encontros semanais, de duração previamente determinada ou não, que visa conduzir o indivíduo ao desenvolvimento de uma maior percepção de si e do mundo, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos e das conseqüências destes sobre sua vida pessoal. Na psicoterapia, o cliente tem a oportunidade de ampliar suas possibilidades de compreensão e de entender melhor suas características, potencialidades e limites, a fim de utilizar este conhecimento em prol de sua estabilidade emocional e na efetivação de escolhas mais conscientes.
O paciente é analisado através da fala, fala de suas angústias, assim levando até o trauma, há uma relação de confiança entre o Psicanalista e o paciente, o material analisado é sigiloso.

Os benefícios:
• Auto-conhecimento
• Melhora da qualidade de vida
• Compreensão dos próprios limites
• Aumento da auto-estima
• Maior autonomia nas decisões
• Amadurecimento pessoal
Quando procurar um Psicólogo?
Muitas pessoas podem se beneficiar de um processo de psicoterapia, o que contraria a crença de que “psicólogo é coisa de louco”. Não existe um único motivo que justifique as pessoas procurarem um psicólogo. Algumas pessoas buscam esse tipo de tratamento quando enfrentam um momento de crise em suas vidas (separações, perdas de entes queridos, situações de stress pós-traumático, perda de emprego, ou então, em fases do desenvolvimento humano que podem propiciar crises evolutivas, tais como a adolescência, o casamento, a paternidade e maternidade, a menopausa, aposentadoria) ou, ainda, quando sentem sintomas variados, tais como ansiedade sem causa definida, depressão, falta ou excesso de apetite, insônia, tristeza.
Quais resultados são esperados numa psicoterapia?
Nós entendemos que em um processo de psicoterapia, o terapeuta e o paciente caminham juntos na busca por resultados que sejam mais positivos para o paciente. Compreendemos a remissão de sintomas e resultados positivos como conseqüência de um processo de autoconhecimento, reflexão sobre si mesmo e sobre o jeito de ser e se relacionar consigo mesmo e com o mundo.
Atendimento também em DOMICÍLIO